A deputada federal Lucyana Genésio (PDT-MA) apresenta a prestação de contas do seu mandato, que se encerra hoje terça-feira (15), em Brasília.
Durante quatro meses, a parlamentar trabalhou para garantir investimentos na saúde, em Pinheiro. Além disso, apresentou 25 proposições legislativas e promoveu diversas reuniões em ministérios e empresas públicas.
"Quando eu fui empossada como deputada federal, me comprometi em trabalhar quatro anos e em quatro meses. E conseguimos, ao longo de 120 dias, trabalhar todos os dias para que os cidadãos maranhenses, especialmente da baixada e Pinheiro, tenham acesso à saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outras garantias dos seus direitos previstos na Constituição", comentou a deputada federal.
Mais investimentos
Lucyana Genésio destinou mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a saúde, no município de Pinheiro. Além disso, articulou a entrega de uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e está acompanhando, junto ao Governo Federal, a liberação das obras do Centro de Parto Normal (CPN), para aquele município.
"O meu mandato destinou recursos para que os pinheirenses tenham acesso à saúde com qualidade. Também ajudamos município com uma ambulância do Samu e estamos articulando a liberação das obras do centro de parto, que proporcionará atendimento humanizado para as mães e para os seus filhos. Tudo isso é fruto de muito trabalho pelo povo do Maranhão", disse Lucyana.
Legislativo
O seu trabalho na área legislativa resultou na apresentação de 25 proposições legislativas, entre elas: dois relatórios aprovados na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Também apresentou quatro projetos de leis (3233/24, que permite a dedução, da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), das despesas relativas a consultas com enfermeiros; 3548/24, que cria o Dia Nacional de Combate ao Capacitismo; 3549/24, que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre a Dupla Excepcionalidade; e 3591/24, que institui a Política Nacional de Saúde na Escola).
Ainda protocolou requerimentos como: a inclusão na pauta de votações do Plenário o Projeto de Lei 2.531/24 (piso salarial para os profissionais da educação básica); informações das ações utilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no combate aos incêndios florestais; moção de louvor à skatista, Rayssa Leal; indicação ao Ministério da Saúde para implementar no Brasil o Programa Alô Bebê, da Prefeitura de Pinheiro, entre outros.
Atendendo solicitação da parlamentar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio das Forças Federais de Segurança Pública ao município de Pinheiro, no primeiro turno das eleições municipais.
Na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, a deputada proferiu sete discursos. Em outro momento, leu em Plenário o Projeto de Lei 3777/23, que indeniza as vítimas de crimes contra liberdade sexual. E, por uma vez, presidiu a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados.
Atendendo solicitação da parlamentar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio das Forças Federais de Segurança Pública ao município de Pinheiro, no primeiro turno das eleições municipais.
Na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, a deputada proferiu sete discursos. Em outro momento, leu em Plenário o Projeto de Lei Lei 3777/23, que indeniza as vítimas de crimes contra liberdade sexual. E, por uma vez, presidiu a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados.
Governo federal
A deputada promoveu diversas reuniões em ministérios e empresas públicas, com o objetivo de buscar melhorias para os cidadãos.
Lucyana reuniu-se, em 26 de junho, com o Diretor de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim, para acompanhar o andamento do projeto do Aeroporto Regional de Pinheiro. Esta é uma importante solicitação para o município, pois proporcionará o desenvolvimento social e econômico da nossa região da Baixada Maranhense.
Em reunião com a assessoria técnica da Casa Civil, em 16 de julho, a deputada solicitou agilidade na liberação das obras do Centro de Parto Normal (CPN). Em continuidade ao projeto, a parlamentar também acompanhou os trâmites do CPN junto à assessoria técnica do Ministério da Saúde, em 17 de setembro.
A parlamentar participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura 2024/2025, em apoio ao setor agrícola maranhense e brasileiro. A cerimônia foi realizada em 3 de julho, no Palácio do Planalto.
Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi apresentado à deputada o Programa Acredita, que oferece oportunidades de qualificação, emprego, orientação empreendedora e acesso ao microcrédito produtivo para as pessoas do programa assistencial. O encontro foi realizado em 27 de agosto.
No Ministério da Previdência Social, com o chefe da pasta, Carlos Lupi, a parlamentar reiterou o compromisso do seu mandato em trabalhar em benefício dos direitos sociais dos trabalhadores e aposentados. A reunião 29 de agosto.
A instalação da Casa da Mulher Brasileira, em Pinheiro, esteve em pauta na reunião com a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, em 11 de setembro. A Casa certamente atenderá toda a Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.
Orgulho
Ao encerrar este ciclo como suplente em exercício, Lucyana Genésio orgulha-se por ter representado o Maranhão, especialmente, a baixada maranhense e o município de Pinheiro, no Parlamento brasileiro.
“Levo comigo o orgulho de ter representado o Maranhão e a certeza de que contribuí, ainda que por um curto período, para o avanço de pautas importantes. A luta continua, e sei que este é apenas um até logo. Estarei sempre à disposição do povo da minha terra e do meu país”, comentou a deputada.