Jornalismo com seriedade

domingo, 8 de dezembro de 2013

Esperança
FOI ASSIM QUE FLAVIO DINO COMEÇOU SEU DISCURSO NO DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2013 NO ENCONTRO REGIONAL DO PDT EM PINHEIRO
Esperança é uma atitude cristã ao lado da fé e do amor, portanto, não deve ser vista apenas como um mero sentimento ou apenas como um pensamento positivo, mas como algo que se relaciona com as outras atitudes dentro da vida cristã.
É necessário também que essa esperança seja comunitária, caracterizando o povo de Deus, como desde o Velho Testamento. Deus tem dirigido seu povo na história e revelado seus planos através dos profetas e apóstolos, deixando profecias e ensinamentos para todo o seu povo com relação a isso.
O ministério de Jesus veio, entre outras coisas, alertar o povo de Deus para a vigilância e a fidelidade mesmo entre as dificuldades que certamente surgiriam e que fariam parte dos planos de Deus. Sendo assim, esperança também é uma atitude firme com relação à história mundial, da qual o crente conhece seu Senhor e, por isso, sabe o que pode esperar.
Assim, esperança é mais que um anseio, ou uma expectativa da satisfação de algum desejo, mas uma atitude certa com relação ao futuro, a qual é baseada na fé.
Bem, é precisamente este estado de coisas que provoca uma reação compartilhada por muitos e que se argumenta ser de imaginação e ter visão do futuro. A saber: um despertar da esperança. Porque a ausência de esperança, tanto num indivíduo como numa sociedade, é sinônimo de morte, tanto biológica como espiritual. E enquanto esse despertar não ficar apenas em palavras ao vento e nem ficar arquivada como uma precoce declaração de boas e ineficazes intenções, será necessário aprofundar dentro do homem e voltar a descobrir, no caso daqueles que têm fé em Jesus, o crucificado que ressuscitou, o fundamento confiável de uma prática boa e justa.
A esperança é paixão da alma traduzida não só em atitude pessoal mas política, e consagrada justamente como a virtude que conjuga visão e profecia com realismo e reconhecimento do que é possível. Surgindo duas atitudes que definem a ação política impregnada de esperança. Primeiro, o discernimento, que significa capacidade de ler a história e os sinais muitas vezes emaranhados e contraditórios que nos transmite, para intuir que direção tomar e identificar os caminhos possíveis e, portanto, realizáveis nessa direção. Depois, a magnanimidade, que significa grandeza de ânimo, capacidade de abraçar e perseguir o bem comum acima de preconceitos e barreiras, com a paciência requerida pela gradualidade de sua realização e nesse espírito de perseverança que sabe manter o olhar fixo na rota, ainda que seja árdua e frustrante.
Hoje, como sempre, é mais, hoje com maior urgência que nunca, a política está destinada a despertar com visão de futuro o espírito de esperança e organizar seus âmbitos com clareza e precisão. disse Flavio Dino, o povo do Maranhão esta depositando essa esperança em minhas mãos, é farei do meu governo um governo com humildade para os mais cerrantes para os mais humilhados: ao terminar seu discurso disse que ja me tornei um cidadão pinheirense.