GASTO COM CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENTE CUSTARÁ CERCA DE R$ 1 BI
Projeção de custos com campanhas de candidatos a presidência soma R$ 916 MI. A Mais cara é a de Dilma, com limite de gasto de R$ 298 milhões
A corrida presidencial deste ano deverá custar quase R$ 1 bilhão. A campanha mais cara será a de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que estabeleceu como limite de gasto em R$ 298 milhões. Por sua vez, a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) deve custar R$ 290 milhões. Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos, atrás de Dilma e Aécio, Eduardo Campos (PSB) fixou o custo em R$ 150 milhões.
Advogados que representam as campanhas do PT, do PSDB e do PCO apresentaram no sábado no Tribunal Superior Eleitores (TSE) o registro dos candidatos e as estimativas de gastos. O prazo para a entrega da documentação se encerrou no sábado.
Nas últimas eleições de 2010, o PT estabeleceu inicialmente o gasto de R$ 157 milhões no primeiro turno, valor que foi alterado para R$ 191 milhões com o ingresso de Dilma no segundo turno da disputa. A campanha do então candidato José Serra (PSDB), na eleição passada, fixou o valor em R$ 180 milhões. O limite de gasto não necessariamente é atingido em todas as campanhas. Da mesma forma, esses valores podem ser alterados como ocorreu em 2010, no caso da presidente Dilma. Somados os gastos das campanhas do PT e do PSDB aos dos outros nove candidatos presidenciais, o custo chega a R$ 916,7 milhões.
Coligações
Também foram apresentados neste sábado os nomes das coligações do PT e do PSDB. O do PT adotará “Com a Força do Povo” e o PSDB, “Muda Brasil”. Em 2010, o PT adotou o lema “Para o Brasil seguir mudando” e o PSDB “O Brasil pode mais”. Em relação às propostas de governo, o PSDB até o momento ainda não disponibilizou o material à imprensa. Por sua vez, o PT deixou de fora temas polêmicos como a regulamentação da mídia, tema defendido nos últimos congressos do PT, além da revisão da anistia.
O coordenador da elaboração do programa, Alessandro Teixeira, informou que foram incluídos temas como desenvolvimento regional, direito das mulheres, da juventude e política industrial. Presente na entrega dos documentos, o secretário-geral do PT, Geraldo Magela, justificou a ausência de temas polêmicos no programa. “O que trouxemos é o resultado do que foi dialogado com a coligação, com os partidos e com a presidenta”, afirmou. As diretrizes propõem ainda que o Sistema Nacional de Participação Popular seja uma “das medidas que serão tomadas de aprofundamento da democracia”.
A corrida presidencial deste ano deverá custar quase R$ 1 bilhão. A campanha mais cara será a de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que estabeleceu como limite de gasto em R$ 298 milhões. Por sua vez, a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) deve custar R$ 290 milhões. Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos, atrás de Dilma e Aécio, Eduardo Campos (PSB) fixou o custo em R$ 150 milhões.
Advogados que representam as campanhas do PT, do PSDB e do PCO apresentaram no sábado no Tribunal Superior Eleitores (TSE) o registro dos candidatos e as estimativas de gastos. O prazo para a entrega da documentação se encerrou no sábado.
Nas últimas eleições de 2010, o PT estabeleceu inicialmente o gasto de R$ 157 milhões no primeiro turno, valor que foi alterado para R$ 191 milhões com o ingresso de Dilma no segundo turno da disputa. A campanha do então candidato José Serra (PSDB), na eleição passada, fixou o valor em R$ 180 milhões. O limite de gasto não necessariamente é atingido em todas as campanhas. Da mesma forma, esses valores podem ser alterados como ocorreu em 2010, no caso da presidente Dilma. Somados os gastos das campanhas do PT e do PSDB aos dos outros nove candidatos presidenciais, o custo chega a R$ 916,7 milhões.
Coligações
Também foram apresentados neste sábado os nomes das coligações do PT e do PSDB. O do PT adotará “Com a Força do Povo” e o PSDB, “Muda Brasil”. Em 2010, o PT adotou o lema “Para o Brasil seguir mudando” e o PSDB “O Brasil pode mais”. Em relação às propostas de governo, o PSDB até o momento ainda não disponibilizou o material à imprensa. Por sua vez, o PT deixou de fora temas polêmicos como a regulamentação da mídia, tema defendido nos últimos congressos do PT, além da revisão da anistia.
O coordenador da elaboração do programa, Alessandro Teixeira, informou que foram incluídos temas como desenvolvimento regional, direito das mulheres, da juventude e política industrial. Presente na entrega dos documentos, o secretário-geral do PT, Geraldo Magela, justificou a ausência de temas polêmicos no programa. “O que trouxemos é o resultado do que foi dialogado com a coligação, com os partidos e com a presidenta”, afirmou. As diretrizes propõem ainda que o Sistema Nacional de Participação Popular seja uma “das medidas que serão tomadas de aprofundamento da democracia”.