Jornalismo com seriedade: Governo investe em ações para fortalecer e emancipar juventude maranhense

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Governo investe em ações para fortalecer e emancipar juventude maranhense


Governo investe em ações para fortalecer e emancipar juventude maranhense


A população jovem maranhense, que representa 30% da população do estado segundo dados do IBGE, celebrou datas importantes na última semana: na quarta-feira (12), o Dia Mundial da Juventude, e, na terça-feira (11), o Dia dos Estudantes. No Maranhão, este segmento, que historicamente enfrenta problemas como educação de baixa qualidade, desrespeito a direitos e a falta de oportunidades, agora tem conquistas recentes a comemorar. O Governo do Estado tem implementado, sistematicamente, políticas públicas fundamentais para o fortalecimento e emancipação da juventude maranhense.

Nesta semana, o governador Flávio Dino impulsionou dois importantes programas: o CNH Jovem, com a divulgação da relação com os nomes dos candidatos aprovados no programa que concede Carteira de Habilitação gratuita; e o lançamento do Programa Pré-Universitário (PreUNI), curso preparatório gratuito a jovens e adultos, focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além destes, outros projetos foram lançados pelo Governo do Estado ao longo dos últimos setes meses para fortalecer o campo da Educação, do Ensino Profissionalizante e da oportunidade de emprego, que evidenciam uma atenção especial à questão da vulnerabilidade social enfrentada pelos jovens, a fim de que sejam garantidas novas oportunidades. Para o governador, a juventude é o presente e o futuro do país, por isso merece investimento. “Nós estamos investindo em educação e na juventude para alcançar melhores condições, para que crianças, adolescentes, jovens e jovens adultos possam vislumbrar caminhos melhores no amanhã”, afirmou Flávio Dino.

Para a secretária de Juventude, Tatiana Pereira, as ações e programas desenvolvidos pelo governo estadual demonstram que a juventude alcançou o patamar de uma real política de Estado. “Hoje, a política pública de juventude é tratada como prioridade de Governo e temos a certeza que vai responder aos anseios dos nossos jovens, a partir de três caminhos principais: o da ampliação de oportunidades, da garantia da vida e do fortalecimento do protagonismo juvenil no estado”, destacou Tatiana, lembrando que ações como os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), o projeto Rondon e os programas Cidadão do Mundo e Escola Digna, são fundamentais para que se possa ter, de fato, um resgate social da juventude maranhense.

CCNHNH Jovem
O Governo já anunciou, para o 1º semestre de 2016, ampliação de 3 mil vagas para o CNH Jovem, programa que ofertou inicialmente 2 mil novas Carteiras de Habilitação a alunos egressos de escolas públicas e que se submeteram ao Enem em 2014. Na primeira etapa, 22.505 jovens, de 213 municípios maranhenses, se inscreveram para participar.

Mil vagas foram destinadas aos candidatos que tiveram as maiores notas no Enem 2014 e as outras mil foram sorteadas através da Loteria Federal. Os 2 mil candidatos selecionados são de 130 municípios do Maranhão.

O CNH Jovem foi viabilizado com recursos próprios do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran). Com economias de despesas administrativas, o Detran investiu R$ 3 milhões na execução do CNH Jovem.

Os jovens maranhenses aprovaram o programa do Governo do Estado, que facilita o ingresso no mercado de trabalho e ajuda a prevenir acidentes. “O programa CNH Jovem é uma ótima iniciativa. Sabemos que hoje a carteira de habilitação é muito importante, tanto para melhorar o currículo na hora de conseguir um bom emprego, quanto para evitar acidentes, pois estaremos mais preparados para conduzir um veículo. Porém, os custos para tirar a carteira são altos e por não ter como desembolsar os valores, muitos jovens acabam por dirigir sem habilitação, pondo sua vida e de outras pessoas em risco. Esse programa mostra que o governo está valorizando a juventude”, disse Natália Melo, 19 anos, membro da Pastoral da Juventude.

“A juventude precisava dessa oportunidade, principalmente, os jovens de áreas periféricas e rurais, que vivem em estado de pobreza e não têm nenhuma condição de tirar a carteira de habilitação. Ter uma CNH hoje representa mais oportunidades de emprego e renda para o jovem e para sua família”, avaliou Jeane Ribeiro, membro do Fórum Nacional de Juventude Negra no Maranhão.

Cidadão do Mundo
No último mês de julho o Governo do Estado oficializou o Programa “Cidadão do Mundo”, que oferece 100 vagas para alunos de 18 a 24 anos participarem de intercâmbio linguístico em diferentes países. Destinado a estudantes de escolas públicas ou de entidades paraestatais sem fins lucrativos, o programa levará os primeiros estudantes maranhenses ao exterior com despesas arcadas pelo poder público estadual. A ação é uma forma de investir na emancipação dos jovens que vivenciarão outras experiências civilizacionais e terão acesso a culturas diferentes.

O Programa oferta bolsas de estudos em duas modalidades: cursos de Ensino Médio (High School) e de Idiomas. Para participar da seleção, os candidatos deverão ter nacionalidade brasileira; egressos ou integrantes da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos; ter obtido, ao longo do ano, imediatamente antecedente à inscrição no Programa, frequência mínima de 80% nas aulas regulares e aprovação com média igual ou superior a 7 em todas as matérias cursadas.

PFoto 1 - Governo mobiliza faculdades para inscrição de propostas em edição especial do projeto Rondon no Maranhãorojeto Rondon
Em janeiro de 2016, o Maranhão terá a primeira edição do Projeto Rondon Regional, organizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Defesa. A ação permitirá que, pela primeira vez, o Maranhão tenha uma edição regional e especial do projeto Rondon, que levará graduandos de Instituições de Ensino Superior e professores universitários para atuarem em 10 municípios, carregados de informação, conhecimento e ações nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Produção e Trabalho para a população das cidades escolhidas. A ‘Operação Bacuri’, como será chamado o Projeto Rondon no Maranhão, acontecerá em nove municípios que compõem o Plano de Ações ‘Mais IDH’ e em Bacuri, cidade que deu nome à edição regional.

A mobilização das Instituições de Ensino Superior e dos jovens nas ações de impacto social é uma das diretrizes do Projeto Rondon, já que os estudantes universitários poderão contribuir no processo de formação desses municípios. Com a participação da Juventude é possível mobilizar e formar habilidades técnicas que chegam a toda a comunidade.

O superintendente de Políticas Públicas de Juventude da Seejuv, Laércio Carvalho, responsável pela coordenação da ‘Operação Bacuri’, esteve nas visitas às universidades e frisa que o Rondon Regional/Especial é apenas o início das políticas de extensão do Governo do Estado, que possuem a pretensão de se tornarem políticas de estado.

“A perspectiva é que se estimule as IES do Maranhão à produção de mais projetos de extensão, assim como os professores. Com o Rondon, estimularemos os laços entre as faculdades e a população do estado, especialmente aqueles que mais precisam das ações conjuntas de todos para a melhoria das condições socioeconômicas”, ressalta.

 

PreUNI
Lançado no dia 12 de agosto, o programa oferece curso preparatório gratuito voltado para os jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e querem ingressar na Educação Superior. Através de um aplicativo, que é baixado gratuitamente, 20 mil estudantes terão acesso a um conteúdo auxiliar preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Nesta primeira fase, o PreUNI ocorrerá na modalidade a distância, por meio de aplicativo, em uma plataforma composta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para dispositivos móveis (celular/tablete). Os alunos já podem ter acesso ao edital de inscrição, disponível no site:www.secti.ma.gov.br. O aplicativo está disponível, pronto para o download e com as aulas explicativas. Os interessados deverão conhecer o edital no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, baixar o aplicativo e começar a usar a plataforma para a preparação do Enem 2015.

JEMsJems
Como estratégia de fomento e incentivo ao esporte, o Governo do Estado está realizando a 43º edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs), contando com a maior adesão já registrada na história do evento, com a participação de 96 municípios, sinalizando um crescimento de 50% em adesão em relação ao ano passado, quando apenas 64 municípios participaram da competição. Outra conquista dos JEMs 2015 é a participação inédita de 23 municípios e de 11 das 30 cidades que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Também pela primeira vez, o Governo do Estado está garantindo estrutura física de alimentação com refeitório no Parque Folclórico da Vila Palmeira. A ação está beneficiando milhares de jovens e atletas que recebem uma alimentação balanceada, adequada e acompanhada por nutricionistas, para que haja um melhor desempenho.

De acordo com a programação, realizada nos meses de agosto e setembro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 22 modalidades nas categorias infantil e infanto, além dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Como parte das ações do JEMs, o governo estadual também levou atletas do JEMs 2015 para assistirem ao jogo do Sampaio Corrêa no Estádio Castelão. “É a primeira vez que entro no Castelão que antes só conhecia mesmo vendo pela televisão. Fiquei muito feliz de saber que estou perto do meu ídolo Pimentinha”, disse Jeová Ferreira, 12 anos, estudante da escola Valdeana Almeida, de Buritucupu, ao entrar pela primeira vez no estádio.

O Governo do Estado também incrementou a edição deste ano com a realização do projeto “Agita JEMs”, com vasta programação que inclui passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, no intuito de oferecer entretenimento aos atletas no período em que não estiverem em quadra. “Muitos de nós não têm a chance de viajar e conhecer novos lugares, mas, pela primeira vez, visitamos essa parte de São Luís e nos encantamos com a história da serpente. Foi um passeio que jamais será esquecido”, explica Gisele Silva, jogadora de handebol do município de São Domingos do Maranhão, que visitou pela primeira vez o Parque Estadual da Lagoa da Jansen.

Escola Digna
Lançado em maio pelo governador Flávio Dino, o programa ‘Escola Digna’, garantirá educação de qualidade a todos os estudantes maranhenses a partir da substituição das escolas de taipa, barro e palha existentes em todo o estado, por estruturas de alvenaria.

Considerada como macropolítica de Educação do Governo do Estado, o programa tem como objetivo construir um ambiente escolar acolhedor, democrático, participativo, inclusivo e gerador de uma Educação Cidadã, capaz de transformar e libertar. O programaatenderá prioritariamente os trinta municípios de menor IDH no estado.