Salto na qualidade dos serviços prestados na saúde que beneficia também toda região da Baixada Maranhense
Assim que tomou posse como prefeito de Pinheiro, uma das primeiras preocupações do prefeito Luciano Genésio e de sua equipe de governo foi tomar ciência da real situação da saúde pública do município. Em visita aos Hospitais Antenor Abreu e Materno Infantil, por exemplo, foi possível presenciar o tamanho do caos que foi deixada a saúde do município. Diante dos fatos, a prefeitura decretou estado de emergência na saúde da cidade.
Durante as visitas, foram constatadas inúmeras irregularidades como o atraso de salários de médicos e enfermeiros, ausência de chefia no setor e sem qualquer condição de trabalho para os profissionais de saúde. Faltava medicamentos e material para um simples curativo.
Em seguida, o prefeito e sua equipe visitaram a Samu, onde também foi constatado a precariedade no serviço. Foram encontrados equipamentos sucateados, parte da estrutura física comprometida e, para piorar a situação, apenas uma ambulância estava em condição de atender a população.
A partir do que foi encontrado nas visitas, o prefeito deu início a uma força tarefa para resolver de imediato parte desses problemas com o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade para os pinheirenses.
Melhorias nos Serviços
Em apenas um mês de trabalho, o prefeito Luciano já conseguiu a reativação de 19 equipes de ESF (Estratégia da Saúde Familiar); a recuperação de quatro ambulâncias do Samu e, ainda, manutenção de mais outra unidade, além de uma USA (Unidade de Suporte Avançado) e um médico 24 horas do Samu.
Hoje, o paciente que chega no Hospital Antenor Abreu em busca de atendimento conta com cinco médicos, sendo um cirurgião, um anestesista, um ortopedista e dois clínicos. No Materno Infantil são dois pediatras, um obstetra, um anestesista, um ultrassonografista e, ainda, quatro nutricionistas atendendo nos dois hospitais.
Salto no atendimento