O Brasil não adotará o horário de verão em 2024. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) durante uma coletiva de imprensa do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A possibilidade de alterar o horário padrão do país foi debatida nas últimas semanas, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica durante o verão e amenizar os efeitos da crise hídrica, que é considerada uma das mais severas dos últimos 73 anos em várias regiões.
De acordo com o ministro, consultas a especialistas e autoridades do setor energético concluíram que não há necessidade de implementar a medida neste ano.
Embora o horário de verão não seja adotado em 2024, Silveira mencionou que haverá discussões sobre a possível reinstauração da medida para 2025.
O horário de verão foi extinto em 2019, no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), que alegou a falta de benefícios da prática.
Recentemente, o ministro mencionou a possibilidade de reintroduzir o horário de verão, e desde então, o ministério tem consultado empresas para decidir sobre a retomada da medida neste ano.
CNB