Digite aqui para obter resultados de pesquisa!

Sergipe

ANUNCIE AQUI

PUBLICIDADE

CRISE CLIMÁTICA Por que espécies de anfíbios estão cada vez mais suscetíveis à extinção no Pantanal

Somente 13% das áreas de proteção são eficazes na preservação dos animais, a maioria delas localizadas em terras indígenas

Um novo estudo conduzido por pesquisadores das universidades federais da Paraíba (UFPB), de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com outras instituições, publicado na revista científica “Journal of Applied Ecology”, alerta para a grave ameaça que o colapso climático representa para os anfíbios do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai.

Até o final do século, mais de 80% dessas espécies podem perder seus habitats, especialmente as semiaquáticas, que podem desaparecer de toda a região. A rede de áreas protegidas (APs) cobre apenas 6% da área e não é suficiente para proteger esses animais, o que torna a situação ainda mais crítica, segundo a pesquisa. Menos de 5% das áreas habitadas por anfíbios seguem sob proteção ambiental, a maioria são Terras Indígenas (TI)

O estudo também revelou que somente 12% das áreas de proteção estão em locais com grande diversidade, conforme relatado por Matheus Oliveira Neves, primeiro autor do estudo: “As demais áreas foram estabelecidas há muito tempo, quando ainda não havia estudos suficientes, sendo escolhidas por sua beleza ou ancestralidade. Não levaram em consideração as espécies que estavam protegendo”, explicou.

Tags

Publicidade

ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI

Ads Section