quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Governo instala serviços de videomonitoramento em pedrinhas

Foi instalado na última segunda- feira (26), um serviço de videomonitoramento no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, em São Luís, pela Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap). Com a aquisição dos equipamentos, os presos passam a ser monitorados em tempo integral nos pavilhões, pátio para visitas, banhos de sol e nos terrenos de capina e de coleta de lixo.

O sistema, operado por quatro funcionários, capta imagens por meio de 28 câmeras de alta resolução com alcance de até mil metros de distância e perímetro de 360°. Instaladas em pontos estratégicos, visam garantir a vigilância interna e a área externa do presídio.

O Estado dispõe de 220 câmeras nas unidades prisionais do Maranhão, sendo 150 em presídios da Região Metropolitana de São Luís. Destas, 110 estão no complexo de Pedrinhas.

O superintendente de Estabelecimentos Penais da Sejap, Gustavo Moreira, explicou que até então, quando era detectado um suspeito, os operadores usavam telefone para acionar a segurança em Pedrinhas. “Com esse novo serviço, ganhamos tempo e mais agilidade”, afirmou.