Jornalismo com seriedade: O temor pela perda do poder e o enfraquecimento de um clã que construiu o faz retornar para a origem. 28 anos depois.

terça-feira, 1 de maio de 2018

O temor pela perda do poder e o enfraquecimento de um clã que construiu o faz retornar para a origem. 28 anos depois.

O temor pela perda do poder e o enfraquecimento de um clã que construiu o faz retornar para a origem. 28 anos depois de ter transferido o seu domicílio eleitoral para o Amapá, o ex-presidente Sarney está de volta ao Maranhão, inclusive com o direito de votar em sua terra natal.
Ele alega motivos pessoais para o retorno, mas os aliados e amigos revelam a verdade: Sarney quer evitar o esfacelamento de seu clã e a reeleição do bem avaliado governador Flávio Dino (PCdoB), eleito em 2014 depois de 40 anos de domínio quase ininterrupto do sarneyzismo no Estado.
Entretanto, aos 88 anos o ex-presidente tem encontrado dificuldades para fortalecer as candidaturas dos seus filhos: Roseana, ao governo, e Sarney Filho, ao Senado. Líderes partidários da base de Flávio Dino já revelaram sondagens e propostas feitas para mudar de lado e enfraquecer a ampla aliança construída pelo governador.
De volta, o ‘velho e todo poderoso chefão’ reclama até do apartamento onde mora e já avisou que quer retornar a antiga casa com varandas na praia do Calhau. É que no apartamento a vida em condomínio, portarias e elevadores atrapalham os contatos políticos. Já na praia a porta está sempre aberta.