O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse nesta segunda-feira (20), para seu segundo mandato de quatro anos. Com 78 anos, Trump se tornará o 47º presidente do país, mas esse será seu último governo devido à limitação constitucional que impede uma terceira reeleição.
Antes da cerimônia, Trump participará de um serviço religioso na Igreja Episcopal de St. John, seguido de um chá com o atual presidente Joe Biden na Casa Branca. Após essa reunião, ambos seguirão juntos para o Capitólio, em um veículo oficial, o “The Beast”, que oferece proteção blindada e avançados sistemas de comunicação.
Embora a cerimônia seja mais restrita devido ao espaço limitado, os principais eventos, como o juramento de posse, o discurso inaugural, a assinatura de documentos e o almoço oficial no National Statuary Hall, serão mantidos. A revisão das tropas e o desfile presidencial não ocorrerão devido às condições climáticas. No lugar do desfile, Trump realizará um evento na Capital One Arena, onde se reunirá com seus apoiadores.
Após a cerimônia, Trump retornará à Casa Branca e assinará ordens executivas, marcando o início oficial de seu governo. À noite, ele participará de três bailes de posse: o Comandante-em-Chefe, o da Liberdade e o das Estrelas, com a presença de sua esposa, Melania, em uma cerimônia que deve seguir o mesmo formato de 2017.