Foto: KCNA/Divulgação
Possível disparo de míssil intercontinental surge em meio à nova escalada de tensão e retórica militar entre Coreia do Norte e Coreia do Sul
A Coreia do Sul acusou o regime Kim Jong-un de ter realizado o disparo de um míssil balístico intercontinental nesta quarta-feira (30/10), em meio à escalada de tensão na península coreana.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o lançamento foi feito de Pyongyang em direção ao Mar do Leste, por volta das 7h10 (horário local).
Apesar de realizar diversos disparos de projéteis balísticos ao longo deste ano, a última vez que o regime norte-coreano lançou um míssil intercontinental foi em dezembro de 2023. Até o momento, a Coreia do Norte ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Se confirmado, a movimentação militar da dinastia Kim surge horas após o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, ir aos EUA para se encontrar com o secretário de Defesa do país, Lloyd Austin. Além de discussões sobre a cooperação militar entre Washington e Seul, um dos pontos da conversa entre Yong-hyun e Austin foi a possível presença de militares da Coreia do Norte ao lado das fileiras da Rússia na guerra da Ucrânia.
O regime Kim tem sido acusado de enviar tropas norte-coreanas para o Leste Europeu, com o objetivo de ajudar os russos no conflito que se arrasta por mais de dois anos.