Jornalismo com seriedade

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Bebê morre após médico de Nova Olinda recusar fazer parto alegando atraso salarial



Descaso na saúde pública e atraso no salário de servidores de Nova Olinda.

Criança vítima do sistema precário de saúde de Nova Olinda.
No municipio de Nova Olinda do Maranhão a saúde pública fez mais uma vítima, decorrente ao atraso no pagamento dos salários dos servidores. Um caso que aconteceu recentemente no município, onde uma senhora, em trabalho de parto, teve atendimento negado pelo médico da unidade de saúde a qual recorreu. Na ocasião, o médico justificou a recusa do atendimento sob a alegação de não ter os equipamentos necessários e, ainda, por estar com o salário atrasado.
Enquanto outros municípios, como Centro do Guilherme e Maranhãozinho, pagam os seus servidores em dia, a gestão de Delmar Sobrinho não tem honrado com seus compromissos, com servidores com salários atrasados há seis meses, o que tem acarretado na demissão voluntária de funcionários e prejuízos à economia local.
O Conselho Regional de Medicina (CRM), deve tomar as devidas providências em relação ao médico que recusou atendimento à paciente em trabalho do parto. O Código Médico é contra profissionais que deixam de atender um paciente

Grupo Sarney inventa mentira para condenar aumento para servidores




Cenário de crise econômica tem gerado queda do PIB desde 2013, ainda na gestão de Roseana Sarney
Pelo visto, o grupo político da família Sarney não vai engolir tão cedo o processo de mudança que está sendo realizado no Maranhão, onde o governador Flávio Dino definiu que as ações de governo são para todos os maranhenses e não apenas para alguns poucos. Isso tem incomodado tanto que o blogueiro Gilberto Leda publicou o absurdo de que o aumento dos servidores estaduais reduziu o PIB do estado.
Impossível o aumento dos servidores gerar um impacto negativo sobre a economia. A medida tem justamente característica anticíclica, ou seja, de conter o ciclo atual de crise econômica. O efeito positivo ocorre porque com mais dinheiro no bolso os servidores não precisam reduzir as despesas, somado ao aumento salarial, também foram criados programas como o Clube de Desconto, ampliando ainda mais o poder de compra.
Quanto maior o poder de compra, mais aquecido ficará o comércio varejista, um dos que mais sofre com a retração da economia. Mas por que a crítica descabida ao aumento do servidor? A resposta é simples: porque durante os vários anos de governo do grupo Sarney o servidor sempre ficou em último lugar e o reconhecimento realizado agora incomoda.
O mais grave nessa reação descabida é a disseminação de uma mentira. O trecho da pesquisa do Imesc trata justamente dos impactos para amenizar o cenário de crise econômica, em acentuado andamento desde 2013. A ampliação do quadro e realinhamento salarial dos servidores são fatores de contraposição aos problemas encontrados.
Outro ponto é que a realização das obras viárias com recursos do BNDES foi prejudicada justamente pelas pendências do governo Roseana Sarney (PMDB), que exigiram a necessidade de regularizar a prestação de contas deixada pela peemedebista junto ao BNDES.

Ladrões amarram motorista e roubam 34 pneus

O motorista de um caminhão bitrem, identificado como Gilmar Lima Moura, 36 anos, seguia para Balsas (MA), quando resolveu parar em um posto de combustível em Peritoró. Durante a madrugada, ele acabou sendo surpreendido por três assaltantes, que quebraram o vidro do carro e o renderam. Um dos criminosos assumiu a direção, enquanto os outros dois obrigaram a vítima a ficar abaixado dentro da cabine.
O caminhão foi levado para a estrada vicinal, próxima ao Km 502 da BR-316, no município de Caxias, a 360 km de São Luís, no local onde os assaltantes retiraram os 34 pneus – após terem amarrado o motorista Gilmar.
Depois de algum tempo, o motorista conseguiu se soltar e buscar ajuda. Além dos 34 pneus, os ladrões levaram a quantia em dinheiro de R$ 1.900, o celular da vítima e um rádio comunicador. Cerca de 500 litros de óleo diesel também foram subtraídos.

Oficina Sebrae de Empreendedorismo realiza mais de mil atendimentos em Carutapera



Oficina Sebrae de Empreendedorismo realiza mais de mil atendimentos em Carutapera
Durante uma semana, empreendedores participaram de cursos, palestras e consultorias.

Encerrou na última sexta-feira (30) em Carutapera, mais uma Oficina Sebrae de Empreendedorismo – OSE,direcionada a comerciantes de pequenos negócios. Com uma estrutura de oito salas montadas no ginásio poliesportivo da cidade, o evento proporcionou a transmissão simultânea da metodologia da oficina, oferecendo aos participantes capacitações em mercado, vendas e finanças.

Com uma programação composta por aulas diárias, palestras e consultorias, a oficina obteve resultado satisfatório possibilitando o total de 1.332 atendimentos, durante toda a semana. Foram inscritas 143 empresas formalizadas e 268 empreendedores. Nas onze palestras ofertadas, foi contabilizada a participação de 844 pessoas e realizadas 77 consultorias.

O empresário Ronildo Soares, dono de dois hotéis e um supermercado no município, foi um dos participantes que enfatizou a importância da capacitação.  “Foi importantíssimo disponibilizar meu tempo para aprender um pouco mais sobre gerenciamento, atendimento ao cliente e assimilar novos conhecimentos na área comercial. Estou mais motivado e com novas ideias para os meus empreendimentos”, declarou Soares.

O município de Carutapera está localizado no litoral oeste do estado e recebe periodicamente ações do Sebrae, por meio do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial- DET, que atenderá nos próximos três anos, empresários e empreendedores, tanto do setor urbano, quanto do setor rural de cinco municípios, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana, Cândido Mendes e Amapá do Maranhão.

De acordo com gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, a OSE é a primeira grande ação do projeto. “O Sebrae, com esse trabalho visa sensibilizar os empreendedores sobre a importância do conhecimento, da informação e da busca de melhor gestão dos seus negócios, visando sempre rentabilidade através da produtividade”, enfatizou Muniz.

Números
Empresas participantes: 143
Empreendedores em salas de aula: 268
Participantes em palestra: 844
Palestras: 11
Consultorias: 77
Total de atendimentos: 1.332

Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma
Contatos: (98) 8237-3242
Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 246