Jornalismo com seriedade: Empreendedora buscou no Sebrae conhecimento para reinventar seu negócio apostando na transformação digital. Diane Dávila, agora, além da loja física, tem atendimento com venda virtual disponível para os clientes

quinta-feira, 7 de março de 2024

Empreendedora buscou no Sebrae conhecimento para reinventar seu negócio apostando na transformação digital. Diane Dávila, agora, além da loja física, tem atendimento com venda virtual disponível para os clientes

 

Com a Morena Bella Boutique, Diane Davila é exemplo de como o conhecimento ajuda no sucesso de um negócio

Empreender é o sonho de muitas mulheres. Mas, ter um negócio de sucesso exige buscar conhecimento, investir em boas ferramentas e estratégias de gestão. E, ainda assim, mesmo quando alcançam o sucesso, os negócios estão sujeitos às influências externas que impactam o desempenho da empresa. Foi o que aconteceu com a Diane Dávila, proprietária da Morena Bella, loja de roupas e acessórios femininos e masculinos, com 13 anos no mercado, em Pinheiro, no interior do Maranhão.


Legenda: Especializada em roupas e acessórios para o público femino, a Morena Bella atua com loja física e no ambiente digital, aproveitando o potencial das plataformas online para crescer.

Como muitas mulheres maranhenses, Diane tinha o sonho de ter um negócio. Desde o início, ela buscou conhecimento em administração para gerir o negócio com eficiência. A trajetória começa como sacoleira ainda na faculdade. Daí, juntou dinheiro, trabalhou firme e expandiu para uma loja física, o que trouxe satisfação e orgulho. A loja logo se tornou conhecida, primando pelo atendimento personalizado e pela oferta de peças exclusivas de marcas famosas. Tudo ia bem até à pandemia da Covid-19, que tornaria o empreendimento um desafio complicado de solucionar. Diane buscou no Sebrae a ajuda necessária para repensar o negócio e continuar no mercado. A famosa “reinvenção”!

Edila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão 

“Desde criança eu tinha esse sonho, mas a pandemia chegou com seus tempos difíceis. Nunca pensei em desistir, mas precisei repensar o negócio e o Sebrae me ajudou. Foi no Empretec, que aprendi novas estratégias e pude ver onde estava falhando. Saí do curso com uma mentalidade nova, investi na organização e aprendi a delegar ações antes centralizadas em mim. Minha visão mudou e hoje meu foco não são somente as vendas. Consigo ter visão ampla de tudo o que o meu negócio precisa para continuar bem; tenho mais tempo e também melhores resultados”, conta a empreendedora.

Ao mudar o jeito de gerenciar o negócio, Diane incluiu no cotidiano ferramentas como um cronograma de ações, que ajuda a organizar e planejar melhor o estoque e as operações de vendas. Ela trocou fornecedores, contratou mais gente, passou a oferecer produtos em novas faixas de preço, mas tudo personalizado e com atendimento e consultoria na hora da escolha da peça. Isso virou atrativo para os clientes e o negócio voltou a se consolidar no mercado.

O estímulo à capacitação e à gestão eficiente e a adoção de inovação tem sido fomentados pelo Sebrae como forma de apoio às mulheres de negócios tdo Maranhão. A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, ressalta a importância dessa iniciativa. “Fortalecer e apoiar os negócios liderados por mulheres significa promover mais dinamismo no mercado, gerar mais oportunidades e estimular que mais mulheres busquem o empreendedorismo por oportunidade, mais que por necessidade. O Sebrae, que tem sido um grande parceiro das mulheres, apoiando-as individualmente ou nas redes de colaboração, desejando ver valorizadas todas elas, que tanto contribuem para termos um Maranhão grandioso, mais justo e próspero”, argumenta a diretora.

Reinventando o negócio no digital

Outra grande mudança, segundo Diane, veio do curso de Marketing Digital, outro momento que teve a presença do Sebrae. Diane aprendeu a importância de fortalecer a presença no ambiente digital. Esse investimento tornou possível reinventar o negócio e aumentar as vendas. 

Fachada da loja Morena Bella, que logo receberá atenção para atrair ainda mais clientes

“Eu sou do tempo em que o lojista ficava esperando o cliente na loja. No curso (de Marketing Digital) aprendi sobre como é importante a presença nas redes sociais e que as vendas no digital poderiam ajudar a vencer as dificuldades. Tive a visita do especialista que me orientou, tirou dúvidas e mostrou o caminho, sugerindo estratégias. Agora, meu negócio vive um novo momento; nos reinventamos e estamos vendendo bem. E o melhor, já temos planos para o futuro, planejando melhorias”, relatou Diane

O investimento no digital se refletiu no aumento do número de clientes, nos lucros, captação, na expansão do raio de atendimento, com uma dinâmica diferente da loja física. Hoje, a Morena Bella já tem procura fora de Pinheiro, o que sinaliza o acerto na estratégia. Com o negócio indo bem, Diane não descuida do aprimoramento do que já construiu e planeja melhorar o espaço físico, mudando o layout e a fachada, agregando mais conforto para quem busca o atendimento presencial. No ambiente digital, ela deseja manter as estratégias de atendimento atrativas e seguras, para fidelizar a clientela. 

“O empreendedorismo feminino tem crescido em toda a Baixada Maranhense. Temos muitas histórias de sucesso que nos dão orgulho, com as mulheres se destacando e surpreendendo ao mostrar força, criatividade e inovação. Diane é um exemplo! Ela sentiu a dificuldade e buscou solução, reconhecendo que precisava de ajuda. E encontrou no Sebrae um parceiro, com suas ações de capacitação e treinamento. O Sebrae tem essa vantagem; trabalhamos junto ao empreendedor em qualquer fase do negócio e isso facilita muito quem deseja crescer, com sucesso”, argumentou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira.

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