Jornalismo com seriedade: Vergonha! Maranhão cai na avaliação do IDEB

sábado, 6 de setembro de 2014

Vergonha! Maranhão cai na avaliação do IDEB

Vergonha! Maranhão cai na avaliação do IDEB


roseana-sarney
O Ministério da Educação divulga oficialmente agora à tarde as notas do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, relativas ao ano de 2013. Mas a primeira informação sobre estes números aponta uma queda na posição ocupada pelo Maranhão: em 2011, o Estado estava na 20ª posição. Na prova de 2013, o Maranhão caiu uma posição e foi para 21ª. A queda na nota foi de 6,7%
Essa redução na nota do Ideb no Estado reforça ainda mais o quadro preocupante dos indicadores sociais no Maranhão. Em 2012, por exemplo, dados divulgados pelo Ministério da Educação, apontaram uma redução da nota do Ideb no Maranhão entre os anos de 2009 e 2011, período que marca o retorno de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Estado.
Em março de 2009, por conta de decisão do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE), Roseana Sarney foi colocada de volta ao Palácio dos Leões, com a cassação do mandato do então governador Jackson Lago(PDT).
Ao retornar pela terceira vez ao comando do Estado, ela apresentou o slogan “O Maranhão de Volta ao Trabalho” e anunciou entre as medidas prioritárias uma revolução na educação. Esta revolução também norteou o discurso de campanha em 2010, quando venceu as eleições.
Porém, os números do Ideb relativos ao período compreendido entre 2009 e 2011 que marcam inicio do quarto mandato da governadora, encerrado este ano, apontam que Roseana Sarney não conseguiu cumprir a promessa de revolucionar a educação, e nesse quesito os indicadores seguem em marcha ré.
De zero a dez, o Maranhão ficou com a nota 2,8. Os dados foram antecipados pelo site do jornal O Globo.
O Ideb avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.