Jornalismo com seriedade: Todo povo desta terra quando pode cantar, canta de dor. 1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

sábado, 2 de maio de 2015

Todo povo desta terra quando pode cantar, canta de dor. 1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

Todo povo desta terra quando pode cantar, canta de dor. 

1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR 


A frase acima é de uma música de Clara Nunes. Canto das três  raças.

Na realidade, lamentamos muito e talvez por isso lutamos pouco e contamos muito com a sorte. Nos recolhemos quando tentamos com um grupo e não conseguimos. Então começamos a acreditar que sozinhos pode dá mais certo. e por isso nos endurecemos com os que se aproximam de nós, ou melhor, dos que tentam se aproximar, porque de cara, os repudiamos.
Somos da cultura do "se dá bem". E chegamos a acreditar que é possível nos isolarmos do mundo. E nos frustramos, porque logo ali, antes de chegarmos na esquina mais próxima, percebemos que nos enganamos, porque, querendo ou não somos de uma um grupo, mesmo que desorganizado, e por mais que queiramos não podemos fugir, porque outros, de nossa espécie se aproximarão  e quando não são bem acolhidos, nos tratam como adversários. E então construímos cercas, que nos separa dos que não queremos. Mas, mais uma vez, logo ali...bem próximo, podemos cair e muitas das vezes, quem vai tentar nos levantar, mesmo inconscientemente, pode ser um dos  indesejáveis.
Muitas das vezes, nos fazemos de miseráveis...bem mais do na realidade somos. Perdemos o direito de questionar, porque estamos sozinhos, e isso nos faz mais escravos do que também, na realidade somos.. E o mundo começa a decidir por nós porque estamos presos, sem cadeias , sem algemas e sem paredes. A prisão é mental
Talvez entendamos que seja hora de acordarmos...antes que venha o sono profundo, que não mais permitirá que nossas  marcas fiquem.
Num mundo onde se prega a parceria, parece que a consciência não está atenta para os discursos, ou textos bonitos.
Se somos a maioria, não atentamos para  isso, pelo menos, não  na prática.. E assim, enquanto reclamo, permito que muitos dos meus semelhantes morram à mingua. E então...? que pregação mais boba, que faço? O povo precisa se ajudar, e junto caminhar, para atravessar ...os muitos mares vermelhos. E então...precisamos de um Moisés, porque são muitos os Faraós e seus exércitos.
POR: WILLIAN REDONDO