Jornalismo com seriedade: Jucá diz que acertou com Supremo

terça-feira, 24 de maio de 2016

Jucá diz que acertou com Supremo

Jucá diz que acertou com Supremo ‘parar a Lava Jato’ com saída de Dilma

 
juca_vaza_jatoO ministro interino do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), foi flagrado em conversas “não republicanas”, em março, nas vésperas da votação do impeachment, nas quais confessa que acertou com ministros do STF derrubar a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) para barrar as investigações da operação Lava Jato.
De acordo com reportagem da Folha (aqui e aqui), Jucá disse na conversa gravada com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que um eventual governo Michel Temer (PMDB) deveria construir um pacto nacional “com o Supremo, com tudo” para delimitar e parar a Lava Jato.
Jucá e Machado, nos diálogos, dizem temer o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, e só isentaram o ministro Teori Zavascki a quem classificaram de “um cara fechado”.
Eles ainda insinuam que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria comprado a eleição para a presidência da Câmara (2001-2002). “O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele [Aécio] ser presidente da Câmara?”, disse Machado, para afirmar que “o primeiro a ser comido vai ser o Aécio” pela Lava Jato.
Na prática, o ministro interino entregou um conluio entre oposicionistas e ministros do Supremo contra Dilma.
Senador licenciado, Juca poderá ter o mesmo fim do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido- MS), que foi preso e perdeu o mandato depois de incriminar ministros do mesmo Supremo.
Jucá é alvo de um inquérito no STF derivado da Lava Jato por suposto recebimento de propina.