Jornalismo com seriedade: Em Portugal, papa Francisco declara santos dois pastorinhos de Fátima

domingo, 14 de maio de 2017

Em Portugal, papa Francisco declara santos dois pastorinhos de Fátima

Cem anos depois de garantirem ter visto a Virgem Maria, os pequenos irmãos pastores Francisco e Jacinta foram declarados santos neste sábado pelo Papa no santuário português de Fátima, diante de meio milhão de fiéis emocionados.
“Declaramos e definimos como santos os beatos Francisco Marto e Jacinta Marto”, disse o papa Francisco na missa de canonização diante da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, cuja esplanada gigante estava lotada de peregrinos, alguns com lágrimas nos olhos, procedentes de todo o mundo.
No santuário, que estava sob fortes medidas de segurança, se reuniram 500 mil fiéis, de acordo com o Vaticano, abaixo das estimativas iniciais, que previam entre 800.000 e um milhão de visitantes.
Os pequenos pastores, humildes e analfabetos, morreram de gripe espanhola aos dez e nove anos, respectivamente, alguns anos depois de terem visto em 1917 seis aparições da mãe de Jesus. Ambos, enterrados na Basílica de Fátima, tornam-se os santos mais jovens da Igreja Católica que não morreram em martírio.
“Como um exemplo para nós, temos diante dos olhos São Francisco Marto e Santa Jacinta”, que com sua fé na Virgem receberam “a força para superar as adversidades e os sofrimentos”, disse o Papa em sua homilia.
“Fátima é, sobretudo, este manto de Luz que nos cobre, tanto aqui quanto em qualquer outra parte da terra”, explicou Jorge Bergoglio, muito devotado à Virgem.