Sebrae realiza missão técnica com empreendedores do Litoral Ocidental Maranhense

A missão técnica “Da Floresta aos Lençóis” acontecerá no período de 03 a 05 de julho e foi pensada com o objetivo de promover o acesso a informação quanto ao funcionamento da cadeia do turismo no Maranhão.
 
Uma iniciativa do Sebrae, por meio de suas regionais em Pinheiro e em Lençóis Munim, irá proporcionar a um grupo formado por 24 empresários dos segmentos de alimentação, turismo e artesanato, secretários municipais de turismo e cultura e representantes de prefeituras do litoral ocidental, uma experiência de fortalecimento, tanto na gestão dos negócios, quanto na implantação de politicas públicas que beneficiem o turismo sustentável na região do litoral ocidental.
A missão técnica “Da Floresta aos Lençóis” acontecerá no período de 03 a 05 de julho e foi pensada com o objetivo de promover o acesso a informação quanto ao funcionamento da cadeia do turismo no Maranhão. Apresentando aos empreendedores e gestores públicos do Polo Turístico Floresta dos Guarás a vivência, as boas práticas e estratégias do turismo em diversos segmentos e atividades.

O destino escolhido foi o polo turístico de Barreirinhas, portal de entrada da Rota das Emoções no Maranhão e comprovadamente um dos roteiros turísticos mais bem sucedidos do Brasil. A ideia é que Barreirinhas sirva como modelo a ser estudado e que a partir daí surjam iniciativas de utilização do turismo como fonte de desenvolvimento econômico e geração de renda para a população do Litoral Ocidental do estado.

Os participantes desfrutarão de um evento cheio de conhecimento no que tange à inovação, processos e também gestão de negócios, com enfoque no empreendedorismo, softwares de gestão administrativa, formalização e desenvolvimento de equipes.  A participação do poder público municipal se fez necessária para que os gestores possam ampliar os seus conhecimentos e observar estratégias que serão implantadas em sua localidade.

“O Sebrae entende que a região do litoral ocidental tem um forte potencial turístico que ainda precisa ser aprimorado. A missão é o primeiro passo de uma cadeia de ações que o Sebrae estrategicamente vem pensando e irá desenvolver para que o mercado do turismo na região cresça. As belezas naturais das praias e da região da floresta dos guarás são potencialidades encontradas apenas aqui e os empreendedores locais precisam se utilizar disso, sempre de maneira sustentável, é claro.”, pontuou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

PROGRAMAÇÃO
A programação conta com uma série de visitas técnicas que vão desde visitas a hotéis e restaurantes na cidade de Barreirinhas, para que os participantes possam entender como funciona o fluxo de gerenciamento e atendimento nesses estabelecimentos, passando por visitas técnicas a comunidades que trabalham o artesanato de maneira sustentável e ao parque nacional dos lençóis maranhenses.

Além das visitas técnicas guiadas pela equipe do Sebrae Maranhão, técnicos do Sebrae nos estados do Piauí e Ceará também integraram a caravana e irão compartilhar com os participantes ferramentas utilizadas em seus estados que funcionaram e podem ser implantadas no Maranhão.

Share:

Blog Archive

Blog Willian Redondo - WhatsApp - (98) 9966-8347

Blog Willian Redondo - WhatsApp - (98) 9966-8347
E-mail: willian.redondoombrods@gmail.com