Jornalismo com seriedade: Temendo prisão, Sarney vetou indicação de Nicolao Dino para PGR

sábado, 1 de julho de 2017

Temendo prisão, Sarney vetou indicação de Nicolao Dino para PGR

Raquel Dodge, a escolhida por Temer, era a preferida do ex-senador José Sarney, o principal conselheiro do presidente. Medo de ir para a cadeia, levou o oligarca a vetar o número um da lista tríplice

O ex-senador José Sarney, o principal conselheiro do ainda presidente Michel Temer, tem muito que comemorar. Por influência do oligarca, Temer (PMDB) escolheu para o cargo de procurador-geral da República Raquel Dodge, segunda colocada da lista tríplice da eleição interna da Associação Nacional dos Procuradores da república (ANPR).

Sarney fez de tudo para que Nicolao Dino, o mais votado da lista tríplice para suceder Rodrigo Janot, não fosse o escolhido pelo presidente.

Sarney é inimigo do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), irmão de Nicolao. O oligarca acha que por ser Nicolao Dino um dos assessores mais próximos de Janot, o Ministério Público não iria sossegar enquanto não botasse um dos seus na cadeia.

Em maio deste ano, o colunista Lauro Jardim havia reiterado que Temer tinha feito a promessa a Sarney que jamais nomearia Nicolao.

O veto de Sarney, portanto, segue mais uma vez o instinto de preservação política do clã maranhense, que é alvo de diversas investigações, mas tem conseguido se manter fora da cadeia.

Raquel Dodge é conhecida por combater a corrupção e apoiar a Lava Jato. Será que atrelada aos seus ‘padrinhos’, Temer e Sarney, vai ter coragem e isenção para continuar apoiando o trabalho do Ministério Público e dos juízes da Lava Jato?

Não custa lembrar que ela tem a simpatia de líderes de uma organização criminosa, segundo Rodrigo Janot. De acordo como o empresário Joesley Batista, Temer é o chefe da organização criminosa mais perigosa do país. Será que Raquel Dodge tratará essa turma de outra forma?

Com Raquel, Temer, Sarney e aliados continuarão livres de punição e respirando aliviados, distantes da cadeia? Só o tempo dirá!

Em tempo: A nova procuradora-geral da República só assumirá em setembro. Será que Temer se sustentará até lá? Tudo indica que o desembarque dele da presidência pode ocorrer antes disso.