Jornalismo com seriedade: Bebê bacabalense que nasceu com problemas cardíacos respira sem ajuda de aparelhos após cirurgia inédita na rede estadual

domingo, 16 de julho de 2017

Bebê bacabalense que nasceu com problemas cardíacos respira sem ajuda de aparelhos após cirurgia inédita na rede estadual

Pais do pequeno  João Elias radiantes com a recuperação do filho.
A felicidade refletida no rosto de Rodolfo Gonçalves e Thainan Ramos, moradores de Bacabal e pais de João Elias, de cinco meses, representa mais uma conquista na prestação do serviço de excelência de saúde no Estado do Maranhão.
O pequeno João Elias sofria de uma cardiopatia congênita. Na última semana, após o empenho dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Acqua, ele passou por uma cirurgia inédita na rede estadual. O procedimento foi realizado na Maternidade Marly Sarney, unidade gerenciada pelo Instituto em parceria com a SES.
João Elias foi diagnosticado logo que nasceu com uma cardiopatia de Persistência do Canal Arterial. Com a cardiopatia, a criança apresentava hipertensão pulmonar e pressão muito elevada do sangue no pulmão que poderia ocasionar diversas doenças, entre elas, a pneumonia de repetição e dificuldade respiratória grave. Por conta dessas doenças, o pequeno João Elias não conseguia respirar sem auxílio da ventilação mecânica.
“A cirurgia consistiu na correção da persistência do canal arterial, que é a comunicação entre a veia aorta, principal do organismo, com a arterial que leva sangue ao pulmão. Em bebês prematuros, como é o caso do João Elias, cerca de 25% dos recém-nascidos apresentam esse canal”, explicou o cirurgião-cardíaco Vinicius Nina, responsável pela cirurgia.
Além de respirar sem ajuda dos aparelhos, os ganhos para a saúde de João Elias vão desde a utilização de menos remédios para o coração até o ganho de peso, o que é crucial para o desenvolvimento mais adequado nessa idade.
Ele já está em área ambiente e respira por ele mesmo sem ajuda de aparelhos, o que antes era feito na maior parte do tempo. Ele tem melhorado e está tolerando a dieta pela sonda. Além disso, reduzimos grande parte das medicações que usamos no pós-operatório”, explicou o coordenador da UTI neonatal da Maternidade Marly Sarney, o neonatologista Aristides Bogea Bittencourt.
O bebê bacabalense cercado de carinho dos pais e de toda
a equipe médica.
Eu estou muito feliz. Quem tem filho sabe o quanto é angustiante vê-lo doente. Tenho de agradecer a direção da Marly Sarney, que me ajudou muito incentivando nessa demanda, e a equipe médica e de enfermeiros, que está dando total assistência ao meu filho durante o tempo em que ele permanece na UTI neonatal”, comentou Thainan Ramos Lima, 26 anos, supervisora de vendas.
Ela também descreveu o sentimento ao olhar a melhora do filho. “Hoje já vejo meu filho até com a fisionomia melhor. Noto que ele respira até com menos dificuldade”, concluiu a mãe de João Elias.

O diretor administrativo da Maternidade Marly Sarney, André Gustavo Moraes, destacou a importância do procedimento. “Temos vários avanços na unidade. Inauguramos a UTI Materna, que era um sonho antigo na maternidade; implantamos novos serviços, expandimos leitos e agora foi realizada essa cirurgia inédita na maternidade. Nosso intuito é que tenhamos sempre bons frutos e um serviço de qualidade”, pontuou. (Com informações do instituto Acqua).