O diretor superintendente da instituição no estado, Albertino Leal, |
Com nova gestão
administrativa para os próximos quatro anos, o Sebrae no Maranhão inicia 2019
com o desafio de ser cada vez mais ágil no atendimento ao seu principal
cliente, os pequenos negócios maranhenses. A partir deste ano, inclusive, os
clientes passarão a direcionar de maneira mais direta as ações da instituição,
com soluções cada vez mais individualizadas para as empresas.
Apesar de sempre
atender as demandas das MPEs maranhenses, seja por meio dos projetos
individuais ou coletivos – quando apoia grupos de empreendedores de um
determinado segmento, a estratégia do Sistema Sebrae vem mudando ao longo dos
anos e, a partir do processo de transformação digital iniciado em 2018, será
mais diferenciada.
“O direcionamento é
termos um Sebrae com soluções cada vez mais customizadas aos seus clientes,
atendendo os pequenos negócios em suas necessidades específicas. Claro que
teremos soluções formatadas do portfólio institucional, porém o desafio é
construir junto ao empreendedor o que suprirá sua necessidade, seja em gestão,
produção, inovação e tecnologia, competitividade ou mercado”, revela o diretor
superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
O executivo ressalta
que, na construção do novo Sebrae está sendo valorizada a expertise técnica da
instituição, adquirida ao longo de 46 anos no apoio e desenvolvimento dos
pequenos negócios no Brasil. “Todas as conexões para formatar as plataformas
digitais dessa nova fase do Sebrae repousam sobre o conhecimento e experiência
de uma equipe que conhece muito bem os pequenos negócios brasileiros. O caminho
que, a partir deste ano nos aponta, é de uma relação diferenciada com o nosso
cliente: queremos mais do que atender, queremos criar vínculos, uma troca
altamente salutar que nos manterá em constante sinergia com os donos de
pequenos negócios, candidatos a empresários e potenciais empreendedores
brasileiros, mais precisamente os maranhenses”, garante Albertino Leal.
Macrossegmentos e cadeias produtivas
Paralelo ao
atendimento mais individualizado, o Sebrae ainda manterá projetos de
macrossegmentos relevantes – que possuem densidade de empreendimentos, contato
com elos mais importantes na cadeia de valor e parceiros estratégicos no
território, além de uma rede de empreendimentos para relacionamento nos
segmentos específicos.
“Continuaremos a atuar
no setor produtivo e na indústria, comércio e serviços com o conceito de
macrossegmentos, assim como daremos continuidade às ações em Educação
Empreendedora e Políticas Públicas e aos programas nacionais que ajudam os
pequenos negócios em gestão empresarial e financeira, processos de inovação,
busca pela competitividade e acesso a crédito e mercado”, reforça o diretor técnico
do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.
Os três
macrossegmentos a terem maior atenção do Sebrae em 2019 serão Alimentos e
Bebidas (piscicultura, indústria de laticínios e indústria e cadeia de valor de
Alimentos e Bebidas); Moda (indústria de confecção) e Turismo (de natureza,
ecoturismo, histórico-cultural, religioso e de aventura).
“Ao todo serão 18
projetos voltados a macrossegmentos em todo o estado e 14 exclusivos à
atividade de atendimento que buscarão atender a mais de 81 mil clientes, dentre
microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais,
candidatos a empresários e potenciais empreendedores”, informa o diretor
técnico, completando que a instituição ainda executará mais 17 projetos
internos com vistas à articulação institucional, desenvolvimento de produtos e
gestão operacional.
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