Jornalismo com seriedade: Para Itamaraty, Hungria acobertou permanência de Bolsonaro em embaixada: "ninguém faz isso à revelia do governo central"

terça-feira, 26 de março de 2024

Para Itamaraty, Hungria acobertou permanência de Bolsonaro em embaixada: "ninguém faz isso à revelia do governo central"

Jornal norte-americano The New York Times revelou que Jair Bolsonaro (PL) buscou refúgio na Embaixada da Hungria no Brasil durante o Carnaval, temendo ser preso

Miklos Halmai, Itamaraty e Jair Bolsonaro
Miklos Halmai, Itamaraty e Jair Bolsonaro (Foto: Assessoria de Imprensa CREDN | Divulgação | REUTERS/Ueslei Marcelino)

Representantes do Ministério de Relações Exteriores e do Palácio do Planalto afirmam que as explicações do embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, sobre a permanência de Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria durante duas noites seguidas em fevereiro -logo após ter o seu passaporte confiscado- foram insuficientes.

De acordo com apuração da jornalista Julia Duailibi, no G1, “o governo brasileiro avalia que o embaixador agiu com o aval de Budapeste, uma vez que o presidente húngaro, Victor Orban, trata Bolsonaro como aliado. ‘Ninguém faz isso à revelia do governo central’, disse um diplomata graduado. Miklós Halmai foi convocado pelo Itamaraty a dar explicações sobre o episódio. Ele esteve reunido por cerca de 20 minutos, no final da tarde desta segunda-feira (25), com a embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte da pasta. Escorel já foi representante do Brasil em Budapeste”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário