Jornalismo com seriedade: Piscicultura é tema de Dia de Campo em Amapá do Maranhão

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Piscicultura é tema de Dia de Campo em Amapá do Maranhão


O evento promovido pelo Sebrae reuniu piscicultores de três municípios da região com o objetivo de discutir técnicas para produção de peixe em cativeiro.


Empreendedores rurais de Amapá do Maranhão, Luís Domingues e Godofredo Viana estiveram reunidos no último dia 29, durante o I Dia de Campo da Piscicultura, realizado no povoado Manaus, em Amapá do Maranhão.
O evento promovido pelo Sebrae, por meio da Unidade Regional de Santa Inês, com parceria da mineradora Aurizona, responsável pela mobilização dos produtores, debateu manejo alimentar, qualidade da água, escalonamento produtivo para peixes, entre outros temas referentes a criação de pescado em cativeiro.
Além de exposição teórica sobre temas relevantes a atividade, a programação do evento contou com demonstração prática onde os piscicultores acompanharam os níveis de PH, alcalinidade e oxigenação da água, a alimentação correta de alevinos e espécies em processo de engorda.  
O Dia de Campo foi mais uma das ações realizadas pelo projeto Desenvolvimento Territorial (DET) na região, que visa o desenvolvendo da piscicultura em municípios do Litoral Oeste do estado, pelo qual periodicamente o Sebrae promove ações que atendem empresários e empreendedores tanto do setor urbano, quanto do setor rural de cinco municípios da região.
O piscicultor Vicente Júnior, proprietário de uma fazenda com 23 tanques, que serviu de modelo para o Dia de Campo, é um dos pioneiros da atividade na região e se diz otimista por perceber o interesse de mais pessoas pelo negócio. “Temos que trabalhar em parceria, com mais pessoas investindo na piscicultura, a previsão é diminuir custos e aumentar a nossa lucratividade, com o Sebrae nos auxiliando certamente vamos obter excelentes resultados”, afirmou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, que atende 23  municípios da região, a organização de grupos produtivos para trabalhar em conjunto, é o caminho para diminuir gastos e proporcionar a capitação de recursos tecnológicos, que vão impulsionar a produção. “Estamos mostrando que o Sebrae esta presente para orientar e oferecer condições para que eles possam produzir, sabendo que são empreendedores e precisam de conhecimento para equilibrar custo e ter lucratividade. A união de forças é fundamental neste processo”, afirma Muniz.

Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma
Contatos: (98) 8237-3242

Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461