Jornalismo com seriedade: Destaques desta sexta-feira (26)

sábado, 27 de janeiro de 2018

Destaques desta sexta-feira (26)

– Reunião do PCdoB-MA…
Durante reunião realizada na última quinta-feira (25), em São Luís, os membros do Partido Comunista do Brasil no Maranhão (PCdoB-MA) definiram a composição da direção estadual da sigla para o biênio 2018-2019. Além de elegerem os nomes que comporão o diretório maranhense do partido nos próximos dois anos, durante a reunião os correligionários debateram aspectos políticos das conjunturas estadual e nacional. No plano estadual, ficou definido que a atuação do PCdoB em 2018 terá como objetivo principal a reeleição do governador do Maranhão, Flávio Dino. Apontado pelo site de notícias G1 como o gestor que mais cumpriu as promessas feitas na campanha eleitoral de 2014 (cerca de 92% dos compromissos assumidos), Dino vem liderando as pesquisas de intenção de votos. De acordo com levantamento do Instituto Exata divulgado no mês passado, Dino mantém vantagem de mais de 30 pontos percentuais do segundo colocado.
– Ponto eletrônico 
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), reuniu os servidores nesta sexta-feira (26), no plenário da Casa, para anunciar que, conforme acordo firmado com o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da capital, Douglas de Melo Martins, irá introduzir uma série de mudanças no âmbito administrativo do Legislativo da capital. Dentre as mudanças, constam a instalação do ponto eletrônico, recadastramento de todos os servidores, além da adequação ao Portal da Transparência. A decisão assinada pelo magistrado homologou acordo firmado em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MP) contra o Município de São Luís. Astro de Ogum (PR), se disse disposto a acertar todas as pendências que ainda restam na Câmara de São Luís. “A instalação do ponto eletrônico é uma necessidade, já que vai corrigir distorções”, afirmou o dirigente da Câmara.
– Posse dos três novos desembargadores
A posse solene dos três novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – Luiz Gonzaga Almeida Filho, José Jorge Figueiredo dos Anjos e Josemar Lopes dos Santos – ocorreu nesta sexta-feira (26), na Sala das Sessões Plenárias. Os magistrados foram agraciados com o Diploma e a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes pelo presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Os três já haviam sido oficialmente empossados nos cargos em 13 de dezembro, dia em que foram eleitos e obtiveram acesso ao Tribunal, elevando para 30 o número de membros da Corte, conforme a Lei Complementar nº 199/2017, publicada no dia 8 de novembro de 2017.
– Saldo positivo de emprego
O Brasil terminou o ano de 2017 com perda de 20.832 empregos com carteira assinada em relação ao ano anterior. Mas o Maranhão destoou desse cenário e criou mais vagas do que perdeu em 2017. Foram 1.221 novos postos, mesmo com a crise econômica que toma conta do país. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta sexta-feira (26). O desempenho maranhense é ainda mais significativo quando se leva em conta a situação em todo o Nordeste. A região perdeu 14.424 empregos formais no ano passado. No Nordeste, apenas o Piauí criou mais vagas que o Maranhão.