Jornalismo com seriedade: Fernando Haddad é oficialmente vice de Lula; PCdoB retira candidatura e apoia o ex-presidente

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Fernando Haddad é oficialmente vice de Lula; PCdoB retira candidatura e apoia o ex-presidente

Anúncio foi publicado no perfil da legenda nas redes sociais, na noite deste domingo (5). Confirmação ocorreu, em seguida, durante entrevista coletiva no início da madrugada desta segunda-feira (6).
Caso Lula consiga levar adiante a candidatura, Haddad está disposto a abrir mão do posto para dar espaço à aliada na chapa. 

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) será candidato a vice-presidente na chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial da eleição de 2018.

A informação foi confirmada na noite de domingo (5) nas redes sociais do partido. As lideranças do partido fizeram o anúncio oficial da decisão, em transmissão, ao vivo, pelo facebook, no início da madrugada desta segunda-feira (6).

O nome de Haddad foi uma escolha de Lula, em carta enviada à Executiva Nacional do PT. Na carta, Lula cogitou a possibilidade de Manuela d’Ávila  (PCdoB) compor a chapa, mas deixou a decisão para a executiva do PT.

O assunto foi debatido neste domingo por mais de quatro horas, por integrantes da Executiva Nacional do PT que, em sua maioria, concordou com a indicação. 

Avisados sobre a decisão petista durante reunião realizada na noite deste domingo, dirigentes do PCdoB decidiram retirar a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência, após receber do PT a promessa de que, em caso de impugnação da candidatura de Lula, ela será indicada para o lugar de vice, ao lado de Haddad, como cabeça de chapa.

Caso Lula consiga levar adiante a candidatura, Haddad está disposto a abrir mão do posto para dar espaço à aliada na chapa. De acordo com a legislação eleitoral, nomes da chapa presidencial podem ser alterados até 20 dias antes do pleito.