Jornalismo com seriedade: Saraney Filho, um colecionador de escândalos no poder

sábado, 4 de agosto de 2018

Saraney Filho, um colecionador de escândalos no poder


Ex-ministro do Meio Ambiente, o eterno deputado federal Sarney Filho foi oficializado nesta quinta-feira (2), como candidato do PV ao Senado Federal na chapa da irmã, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) que busca mais um mandato no comando do Palácio dos Leões. Zequinha, como é mais conhecido, discursou fazendo um aceno a seus dois principais pontos fracos: a rejeição que sua família tem por parte eleitorado maranhense e sua relação acidentada com o setor ruralista.
O político que virou um verdadeiro colecionador de escândalos ao longo de seus 40 anos de carreira política, até tentou ajustar suas falas e gestos dando a entender que a experiência o credencia para pleitear uma das duas vagas na Câmara Alta pelo Maranhão. A verdade é que não é de hoje, entretanto, que o sobrenome maranhense aparece envolvido em escândalos com dinheiro público. Acusações rumorosas acompanham o clã desde os tempos em que Sarney presidiu o Brasil, na década de 1980.
Só Sarney Filho, por exemplo, acumula uma folha corrida dos mais diversos escândalos. Em 2010, Zequinha foi atingido pela Lei da Ficha Limpa. Sua candidatura chegou a ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão. Ele foi acusado de abuso de poder econômico pelo fato de a prefeitura do município de Pinheiro, cujo ex-prefeito Filuca Mendes era seu aliado, ter criado um link em sua página para a homepage do então deputado em 2006. O presidente do PV no Maranhão foi condenado a pagar uma multa e, segundo o MPE, isso o tornaria inelegível, conforme a lei complementar 135/2010. No entanto, após recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, o deputado conseguiu manter o registro de sua candidatura.
Essa não é a única irregularidade a macular o currículo do ex-ministro do Meio Ambiente. Em 2009, Sarney Filho foi investigado pelo Ministério Público por ter usado sua cota parlamentar de passagens aéreas para viajar com a família para o exterior. Além disso, entre julho de 2007 e julho de 2008, a Câmara pagou oito passagens para Marco Antônio Bogéa, colaborador do empresário Fernando Sarney, irmão do deputado. Embora não tendo qualquer vínculo funcional com a Casa, Bogéa usou a cota de Sarney Filho, à época líder do PV na Câmara. Fernando Sarney e Marco Antônio Bogéa são acusados de participar de um suposto esquema de corrupção em estatais do setor elétrico e alvo de investigações da Polícia Federal na Operação Boi Barrica.
Em setembro de 2015, a CPI da Petrobras recebeu das mãos do deputado Jorge Solla (PT-BA) cópias de documentos da contabilidade extraoficial da Odebrecht, do fim da década de 1980, com registros de pagamento de propina a políticos das obras executadas naquela época. No material, entregue ao delegado Bráulio Cézar Galloni, coordenador-geral da Polícia Fazendária, constava o nome do deputado José Sarney Filho.
 Revelações do período em que Zequinha esteve na Câmara ou em suas duas passagens pelo Ministério do Meio Ambiente: entre 1999 e 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso e mais recentemente quando voltou ocupar a pasta no governo Temer.

POSTADO POR: WILLIAN REDONDO EM 04 DE AGOSTO DE 2018 ÁS 15;55HS

Leia mais notícias em https://willianredondo.blogspot.com/ e siga nossa página https://www.facebook.com/ no Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 9-9966-8347  -  (98) 9-9150-6652