Jornalismo com seriedade: Entenda o ataque sem precedentes do Irã contra Israel e o que esperar do conflito

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Entenda o ataque sem precedentes do Irã contra Israel e o que esperar do conflito


O Irã lançou um ataque sem precedentes de drones e mísseis em grande escala contra Israel na noite de sábado (13), em retaliação a um suposto ataque israelense a um complexo diplomático iraniano na Síria, trazendo à tona a longa guerra sombria entre os dois lados e aumentando a perspectiva de um conflito regional total.

Mais de 300 projéteis incluindo cerca de 170 drones e mais de 120 mísseis balísticos– foram disparados contra Israel em um imenso ataque aéreo durante a noite, mas “99% deles” foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea de Israel e seus “parceiros”, de acordo com os militares israelenses.

As represálias marcaram a primeira vez que a República Islâmica lançou um ataque direto a Israel a partir do seu solo, marcando um novo e perigoso ponto de inflexão no crescente conflito no Oriente Médio. O Irã alertou que responderá com ações “mais fortes e resolutas” se Israel retaliar os ataques desse fim de semana, segundo o embaixador de Teerã nas Nações Unidas.

Em um telefonema com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no sábado à noite, o presidente dos EUA, Joe Biden, deixou claro que os EUA não participariam em quaisquer operações ofensivas contra o Irã –ao reafirmar “o compromisso firme da América com a segurança de Israel”, disse um funcionário sênior da Casa Branca à CNN.

Biden disse a Netanyahu que deveria considerar os acontecimentos de sábado à noite uma “vitória”, uma vez que os ataques do Irã foram em grande parte sem êxito e, em vez disso, demonstrou a “notável capacidade de Israel para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes”.

Os EUA avaliaram que quase todos os drones e mísseis –incluindo mais de 100 mísseis balísticos– lançados pelo Irã foram derrubados do céu. Nenhum míssil de cruzeiro causou impacto e nada de “valor” foi atingido, segundo o funcionário do governo.

Não houve relatos de ferimentos sofridos diretamente por ataques iranianos, de acordo com o serviço de emergência de Israel, embora o governo tenha dito que uma menina de 7 anos foi gravemente ferida por estilhaços do míssil interceptador de Israel.

Quando a notícia do ataque foi divulgada, abrigos públicos foram abertos na cidade de Haifa, no norte de Israel, e grandes reuniões públicas foram proibidas. Israel fechou o seu espaço aéreo, tal como fizeram os vizinhos Jordânia, Iraque e Líbano. Na manhã de domingo (14), Israel e Jordânia reabriram o seu espaço aéreo.

A equipe da CNN em Jerusalém pôde ouvir explosões e sirenes enquanto aparentes interceptações ocorriam na manhã de domingo, horário local.

“Continuamos a ver múltiplas interceptações nos céus, vindas de várias direções diferentes. É difícil dizer o que é um míssil que se aproxima e o que é uma interceptação”, relatou Nic Robertson, da CNN.

“Estou ouvindo múltiplas, múltiplas detonações novamente, o que parecem ser interceptações. Não estou ouvindo o som dos impactos”, disse ele, acrescentando que sua equipe já testemunhou dezenas de aparentes interceptações.

Na madrugada de domingo, no horário local, a missão do Irã nas Nações Unidas anunciou que o ataque era agora “considerado concluído” –mas alertou para uma potencial escalada futura.

Separadamente, mais de 55 foguetes foram disparados do Líbano para Israel na manhã de domingo, horário local, de acordo com os militares israelenses.

O ataque contra Israel levou Biden a realizar uma longa reunião com sua equipe de segurança nacional na noite de sábado para avaliar a situação, segundo uma autoridade dos EUA. Biden também se reunirá com os líderes do G7 no domingo “para coordenar uma resposta diplomática unida ao ataque descarado do Irã”, de acordo com uma nota divulgada pela Casa Branca.

Os ativos defensivos dos EUA foram transferidos para a região no início dessa semana e “ajudaram Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam”, segundo a nota.

As forças dos EUA interceptaram mais de 70 drones de ataque unidirecional e pelo menos três mísseis balísticos que o Irã disparou contra Israel, de acordo com duas autoridades dos EUA familiarizadas com a situação.

Os mísseis balísticos foram interceptados por navios de guerra no leste do Mar Mediterrâneo, disse uma das autoridades. A Marinha dos EUA tem atualmente dois destróieres naquela área, ambos destruidores de mísseis guiados capazes de interceptar lançamentos de mísseis e drones. Os caças dos EUA também fizeram parte da resposta americana ao ataque do Irã no sábado e abateram drones lançados contra Israel, disse outro funcionário dos EUA à CNN.

Retaliação por ataque no complexo da embaixada
Os temores de que a guerra de Israel em Gaza possa evoluir para um conflito regional mais amplo têm aumentado desde que o Irã acusou Israel de bombardear o seu complexo diplomático na Síria no início desse mês.

O ataque aéreo destruiu o edifício do consulado na capital Damasco, matando pelo menos sete funcionários, incluindo Mohammed Reza Zahedi, um comandante do alto escalão da elite da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), e o comandante sênior Mohammad Hadi Haji Rahimi, disse na época o Ministério das Relações Exteriores do Irã.

Zahedi, ex-comandante das forças terrestres e aéreas da IRGC e vice-comandante de suas operações, foi o alvo iraniano de maior destaque morto desde que o então presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou o assassinato do general da IRGC, Qassem Soleimani, em Bagdá em 2020.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que Israel seria punido pelo ataque, enquanto o presidente Ebrahim Raisi disse que isso “não ficaria sem resposta”, informou a agência de notícias estatal IRNA. O grupo militante libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, disse que o ataque seria recebido com “punição e vingança”.

Israel não reconheceu publicamente a responsabilidade pelo ataque, mas disse que acreditava que o edifício atingido era um “edifício militar das forças Quds” – uma unidade da IRGC responsável por operações no exterior.

Pouco depois do lançamento dos drones, no sábado à noite, o ministro da Defesa do Irã, Brigadeiro-General Mohammad Reza Ashtiani, alertou que qualquer país que permita a Israel utilizar o seu espaço aéreo ou território para atacar o Irã enfrentaria uma “resposta decisiva”.

Como o mundo reagiu
Em um comunicado divulgado no Telegram, o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que o ataque mostrou a “abordagem responsável do Irã à paz e segurança regional e internacional em um momento [de] ações ilegais e genocidas por parte do regime sionista do apartheid contra o povo palestino”.

No entanto, uma série de países, do Oriente Médio à Europa e à América Latina, expressaram preocupações sobre a possibilidade de escalada, muitos deles condenando as ações do Irã.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou à cessação imediata das hostilidades, dizendo estar “profundamente alarmado com o perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região”. As potências regionais Arábia Saudita e Egito expressaram preocupações semelhantes, com o Egito dizendo que estava em contato com “todas as partes interessadas para tentar conter a situação”.

Vários países europeus condenaram o ataque e expressaram apoio a Israel, com o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, descrevendo-o no X como “uma escalada sem precedentes e uma grave ameaça à segurança regional”.

O Reino Unido e a França reiteraram os seus compromissos com a segurança de Israel. O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak disse que o Irã “demonstrou mais uma vez que pretende semear o caos no seu próprio quintal”.

A Holanda, Áustria e República Checa também condenaram o ataque e expressaram apoio a Israel, enquanto a Espanha e Portugal apelaram à desescalada.

A China também expressou “profunda preocupação”, apelando às “partes relevantes para que exerçam calma e moderação para evitar novas escaladas” e chamou o ataque de “repercussão do conflito de Gaza”, pedindo um cessar-fogo imediato na faixa.

Nos últimos meses, as autoridades americanas instaram Pequim a usar a sua influência sobre o Irã para ajudar a prevenir um conflito regional. A China tem sido o maior parceiro comercial do Irã durante a última década e compra 90% das exportações de petróleo do país.

Na América Latina, o Chile e o México condenaram o uso da força, enquanto o presidente da Argentina, Javier Milei, encurtou uma viagem à Dinamarca para voltar ao seu país e formar um comitê de crise. O seu porta-voz, Manuel Adorni, disse que a reunião era para “assumir o controle da situação e coordenar ações com os presidentes do mundo ocidental”.

*Com informações de Paul Murphy, Adam Pourahmadi, Tamar Michaelis e Andrew Raine, da CNN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário