Jornalismo com seriedade: ADVOGADOS DO SINPROESSEMA, QUEREM 15% DOS PRECATÓRIOS DA EDUCAÇÃO DE CADA PROFESSOR

segunda-feira, 15 de abril de 2024

ADVOGADOS DO SINPROESSEMA, QUEREM 15% DOS PRECATÓRIOS DA EDUCAÇÃO DE CADA PROFESSOR

 


Advogados representando o Sindicato dos Professores do Maranhão (SINPROESSEMA) geraram polêmica ao ingressarem com uma petição solicitando 15% dos precatórios da educação de cada professor. A ação visa reter uma parte dos honorários, alegando legitimidade sobre contratos feitos em 2022, que garantiriam aos professores 60% do montante integral.

Na petição, os advogados almejam bloquear na conta dos professores a parcela correspondente aos 60% já alocados, transferindo-a para si mesmos, totalizando cerca de R$387 milhões, o que representa 9% do valor total. 

Alguns escritórios de advocacia também peticionaram nos autos para que o relator reconheça a legitimidade da contratação feita em 2022, garantindo que os professores recebam os 60% integralmente. Com isso, os advogados teriam direito a 15% de honorários sobre os 60% dos professores, ou seja, 9% do valor total, a serem retidos exatamente da parte dos 60%. Essa disputa coloca os advogados em rota de colisão com os próprios professores, que agora correm o risco de terem 15% dos seus abonos confiscados para os advogados do sindicato.

O SINPROESSEMA, controlado há anos pelo PCdoB, está no centro dessa controvérsia. Curiosamente, o mesmo sindicato acusava o governo de tentar desviar recursos dos precatórios da educação, mas agora são eles mesmos que solicitam uma parcela pomposa dos fundos, o que pode prejudicar diretamente os professores. Um verdadeiro absurdo! 

Acesse o documento na íntegra: peca_219_ACO_661

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário