Jornalismo com seriedade: Esquema criminoso tenta extorquir políticos e empresários com denúncias falsas no MPMA

domingo, 2 de junho de 2024

Esquema criminoso tenta extorquir políticos e empresários com denúncias falsas no MPMA

MPMA

Blog do Domingos Costa teve acesso a documentos que apontam a existência de uma estruturada Organização Criminosa, que age em vários municípios do Maranhão, entre elas, Sucupira do Norte, com o intuito de atacar autoridades e empresários de diversas cidades do Maranhão, com a promoção de notícias falsas, ataques cibernéticos e invasão de  aparelhos celulares e computadores de agentes públicos.

O esquema funciona da seguinte forma: vereadores de oposição fazem denúncias vazias ao Ministério Público com a finalidade de obter algum “número de registro” para a elaboração de material midiático proliferado em sites e redes sociais, mesmo sabendo que as “representações” serão todas arquivadas em razão da inexistência dos fatos.

Em seguida, os criminosos intimidam as vítimas pedindo em troca vantagens financeiras e contratos com suas empresas, para cessar com as falsas denúncias e ataques por meio de fake news em redes sociais e grupos de WhatsApp.

É o que se pode chamar de um verdadeiro “escritório do ódio” especializado na proliferação de desinformação e disseminação de fake News.

Além de Sucupira do Norte, as suspeitas dão conta de que membros do grupo criminoso estaria agindo também nas cidades de Pastos Bons, Balsas, Mirador, São Domingos, entre outras.

Segundo consta em um novo Boletim de Ocorrência de Nº 44208/2024, encaminhado as autoridades que investigam o caso, que corre em sigilo investigativo, membros do grupo criminoso já teriam sido identificados, por meio dos endereços de IP dos celulares e computadores utilizados por três dos envolvidos diretamente no esquema.

Além disso, as investigações já apontam a participação direta de dois advogados que seriam os financiadores do esquema, um com escritório em Palmas (TO) e um outro localizado na capital São Luís (MA). As ordens para os ataques estariam partindo das respectivas cidades.

– Sucupira do Norte

Recentemente, uma denúncia feita por um vereador da cidade de Sucupira do Norte, foi arquivada em razão da inexistência de provas por parte dos denunciantes. A mesma havia sido protocolada pelo parlamentar e por empresário.

Uma outra personagem que seria a pessoa responsável em manter a distribuição de material de perfis fakes em grupos de WhatsApp, seria a esposa de um empresário, um dos investigados. A mesma seria funcionária “fantasma” de um importante órgão público.

O caso seguirá para um novo rumo, e poderá ter novas revelações…

Nenhum comentário:

Postar um comentário