Foto_01 / Gilciléa Marques: Os operadores participantes fizeram o passeio dos Grandes Lençóis no transporte mais utilizado nas trilhas turísticas da região de Barreirinhas: de Toyota adaptada e conduzida por moradores locais.
Foto_02 / Gilciléa Marques: O grupo está conhecendo os principais pontos e produtos turísticos instalados nos 14 municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará que compõem a Rota das Emoções.
Representantes
de sete operadoras de turismo de seis estados brasileiros participam, desde
domingo (21), doFamtour Rota
das Emoções, promovido pelo Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com
o objetivo de promover o roteiro integrado Jeri-Delta-Lençóis junto aos
distribuidores de produtos turísticos, apresentando possíveis serviços que
poderão ser comercializados através das operadoras participantes da ação.
O famtour segue rumo à Vila de Jericocoara
(CE), onde acontece, no período de 25 a 27 de junho, a terceira edição do Salão
de Turismo da Rota das Emoções, numa iniciativa conjunta do Sebrae dos três
estados juntamente com o Ministério do Turismo, Governos Estaduais e o trade
turístico de cada região para divulgar o roteiro integrado Rota das Emoções, no
Brasil e no exterior, além de promover o desenvolvimento local dos 14 municípios
envolvidos.
Além de conhecer a
estrutura de hotéis e resorts instalados no roteiro integrado, os operadores já
passaram pelos principais pontos turísticos da Rota das Emoções no Maranhão,
incluindo as dunas dos Grandes Lençóis, Vassouras – conhecido como o Ponto dos
Macacos – Atins, Caburé, o Farol de Mandacaru e outras aldeias de moradores que
tem o artesanato local e algumas vivências nativas como atração para os
visitantes, com destaque para a extração da fibra de buritizeiro e a fabricação
de farinha de mandioca. O famtour contou ainda com paradas em
restaurantes para degustação da culinária local.
A representante
da Tam Viagens (São Paulo), Thais Rocha, se disse encantada com tudo que
conheceu na etapa maranhense da ação. “Com certeza indico o roteiro porque aqui
tem uma beleza sensacional que não é possível encontrar em qualquer lugar. A
ação foi muito produtiva, deu pra conhecer bastante coisa e com certeza é um
produto vendável para o mundo inteiro”, pontuou a operadora.
A operadora turística
da Schultz Turismo (Paraná), Janer Bieberbach, também foi enfática em sua
avaliação na passagem pelo Maranhão. “É uma paisagem maravilhosa, a estrutura
rústica dá uma emoção a mais pra esse roteiro e é totalmente viável
comercializar, indico com certeza para os clientes de nossa carteira“,
ressaltou Janer.
Para a gestora do
Projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios pelo Sebrae no Maranhão, Flávia
Nadler, a ação promocional buscou encantar os operadores, fazendo-os
conhecer – e defender – o destino percorrido. “No momento em que o Sebrae
proporciona essa vivência junto aos atrativos locais, o operador estará mais
preparado para vender o roteiro, atrair mais público para suas agências e, por
sua vez, aumentar o faturamento do público alvo do projeto do Sebrae, que são
os receptivos, os restaurantes e os meios de hospedagens instalados na Rota das
Emoções”, observa a representante do Sebrae.
A primeira etapa do Famtour da Rota das Emoções foi encerrada
no município de Tutóia, de onde seguiu navegando pelo Rio Preguiças para o
Piauí, para conhecer os atrativos do Delta das Américas e, em seguida, fazer a
travessia rumo ao Ceará. A ação coroa o roteiro integrado durante o Salão de
Turismo em Jericoacoara, que vaireunir empresários e empreendedores dos
municípios participantes da Rota das Emoções, bem como dos municípios dos
roteiros complementares, além de profissionais do trade turístico nacional
interessados na Rota das Emoções.