Jornalismo com seriedade: TUBARÃO VAI COMER PESCADORES DE ARAQUE

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

TUBARÃO VAI COMER PESCADORES DE ARAQUE

TUBARÃO VAI COMER PESCADORES DE ARAQUE

Suspenso desde nove de outubro por até 120 dias o seguro desemprego do pescador artesanal – mas conhecido como seguro defeso. Nesse período acontecerá o recadastramento dos pescadores artesanais e a revisão do período de defeso por meio dos comitês permanentes de gestão e uso sustentável de recursos pesqueiros.
O seguro defeso é o beneficio concedido pelo governo federal ao pescador profissional artesanal o período da proibição da pesca para preservação da espécie. (a chamada piracema)
O beneficio corresponde a um salário mínimo por mês durante a temporada da proibição da atividade que são de quatro meses. Em Pinheiro começa em dezembro e vai até março como em todo Maranhão
De acordo com a ministra Kátia Abreu a suspensão do seguro defeso é devido a constatação da discrepância entre o numero de beneficiados registrado no ultimo censo do IBGE.
Para comprovar a veridicidade da discrepância basta fazer levantamento nas entidades de pescadores quem são de fatos pescadores e daqueles que são associados com a finalidade de serem beneficiados com o programa do seguro defeso, mesmo que nunca tenham exercido a função de pescadores.
A suspensão do seguro defeso por cento e vinte dias pelo governo federal para averiguar a discrepância no numero de beneficiados, deixou a Presidente da Colônia de Pescadores de Pinheiro Selma da Colônia insatisfeita, ela alerta que a interrupção vai causar um transtorno financeiro na economia do município o que deve exorbitar a crise.
Como vereadora solicitou aos companheiros de plenários que assine um manifesto elaborados pela entidade para ser encaminhado às autoridades competentes destacando indignação contra a decisão de suspender o beneficio.
Todos os vereadores se comprometeram em assinar o documento, mesmo que alguns criticam que existem muitos associados que não são pescadores de fato. O que pode estar levando o governo federal a tomar a medida
Por exemplo, em Pinheiro somando os associados nas três entidades de pescadores calcula-se em aproximadamente vinte mil dos quais a maioria não são pescadores artesanais e são mulheres um contra ponto da realidade do município.

No Maranhão nos últimos anos houve um crescimento exagerados de associados nas entidades . Com a enxurrada de pescadores de araque associados nos últimos anos fez com que  fosse aplicado cerca de 3,4 bilhões em 2015 o que indica um numero de benefícios próximos a um milhão de pescadores artesanais o que diverge do censo oficial e implica a revisão dos critérios de elegibilidade.